quinta-feira, 21 de abril de 2011

''Filosofia da lagarta''

http://viverafilosofia.blogspot.com/2010/01/o-que-e-filosofia-ou-filosofia-da.html

A história da largata retrata o nosso acomodismo. As pessoas se conformam, se contentam com muito pouco hoje em dia.
Se uma pessoa nos elogia, o certo deveria ser estarmos procurando melhorar, se aprimorar a cada dia mais no que fazemos, mas muito pelo contrário, as pessoas tem feito o minímino do que podem fazer e param por aí; acham que está bom. Grande erro..

''Filosofia com alegria''

http://viverafilosofia.blogspot.com/2010/01/filosofia-com-alegria.html


Acho que esse desinteresse das pessoas em saberem, conhecerem a filosofia pode estar muito ligado ao mundo capitalista. Ela não oferece retorno material ao indivíduo, pois não é prática; exige raciocínio, e em uma época onde temos tudo pronto, nunca achamos necessário ver o que é certo e errado, apenas nos deixamos levar pelos outros, pelo que os outros dizem.
E como já citado no texto, o primeiro contato com essa disciplina na maioria das vezes não é muito agradável. Os professores por serem pouco remunerados em seus serviços, muita das vezes trabalham nos três turnos para se manterem: manhã, tarde e noite, esgotados físicamente e mentalmente, o professor já se encontra em situação bem difícil e com muitas dificuldades para fazer um bom trabalho.
Acho que o problema com a filosofia não é somente no sentido ''filosófico'', mas também na forma de como é abordado, de como é ensinado esse assunto.